SANTOS E CAFÉ
Uma história de amor há mais de 100 anos
Historicamente ligada a produção cafeeira do Brasil, Santos ocupa um lugar estratégico na cadeia. Além da proximidade com São Paulo capital, a cidade abriga o maior porto da América Latina, por onde passam 80% do café exportado pelo Brasil.
Santos:
Apontada como a melhor cidade do Brasil para se viver (Delta&Finance/América Economia), Santos tem atrações durante o ano todo, para pessoas de todas as idades.
Na Orla:
O Mercado de Peixes conta com uma nova estrutura para um serviço que é um sucesso desde 1982, e, se der fome, a dica é conhecer o Paru, restaurante com pratos criados pelo chef Dario Costa. Bem próximo está a Ponte Edgard Perdigão, com passeios de escuna pela Baía de Santos que mostram uma vista privilegiada. As paisagens são inesquecíveis: barcos de pesca, transatlânticos, navios de carga e a riqueza ambiental misturam-se com o pano de fundo formado por centenas de edifícios, patrimônios históricos e os famosos prédios tortos. Mais adiante está o Deck do Pescador, local preferido dos apaixonados pela pesca e espaço de observação do movimento de navios na entrada do Estuário de Santos, é um dos cartões-postais da cidade que, eventualmente, recebe competições e apresentações musicais. Na região tem ainda o Museu de Pesca, que é curioso até por sua edificação: um antigo forte do século XVIII. Lá dentro você pode conferir em detalhes o esqueleto de 23m de uma baleia que chama a atenção até de quem está caminhando pela orla. Bem pertinho está o Aquário de Santos, nosso campeão de bilheteria, que encanta a todos com uma diversidade marinha e respeito pela natureza. Seguindo o passeio pela avenida da praia você avista um casarão branco. É a Pinacoteca Benedicto Calixto, com 70 obras de um dos pintores mais importantes do nosso país. No Posto 4 da praia você encontra o Cine Arte, um espaço reservado aos filmes fora do circuito convencional. Aliás, Santos conta com o selo de cidade criativa no segmento cinema da Unesco. Passando o Canal 1, estamos próximos ao Orquidário, que delícia! Um grande parque no meio da cidade, com milhares de plantas e dezenas de espécies de animais. O local é perfeito para descansar um pouco e observar a natureza. E é no Parque Municipal Roberto Mário Santini que encerramos as principais belezas da orla. O local ocupa a plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. É um espaço perfeito para apreciar o pôr do sol e a prática de esportes, com playground, pista de skate, ciclovia, mesas para jogos, gibiteca, arquibancada, torre de contemplação, áreas de convivência, pistas para cooper e caminhada e quadra de malha.
Na área intermediária:
Entre os canais 1 e 2, está o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube. Descubra o que fez dele um time que já parou uma guerra, que mais marcou gols e é reconhecido como uma fábrica de craques. Bem pertinho está o Mausoléu do Rei Pelé, na Memorial Necrópole Ecumênica, com paredes cobertas por imagens de momentos importantes de sua história. A passagem dá acesso à sala com tapete de grama sintética, onde o corpo da lenda repousa. Seguindo para a Zona Noroeste pelo morro da Nova Cintra está a Lagoa da Saudade, um lugar de descanso e ponto de encontro com playground, quiosques, fonte interativa, churrasqueira e espaço pet. O Jardim Botânico Chico Mendes te espera na Zona Noroeste com local para práticas esportivas e contemplação, com três lagos e centenas de espécies vegetais.
No Centro Histórico:
Sede de uma riqueza incalculável de detalhes arquitetônicos, culturais e religiosos que remontam à história do Brasil e têm ligações com diversas partes do mundo, o Centro Histórico de Santos abriga diversas atrações para turistas e santistas de todas as idades. A experiência começa no Museu do Café. O local exalta o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. É uma experiência de sensações, do início do cultivo até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. Com os ingressos do Bonde em mãos, chegou a hora de aproveitar o passeio que é a marca turística de Santos, uma viagem no tempo por diversos pontos históricos e culturais. Os elétricos dos séculos 19 e 20, de diversas partes do mundo, até do Japão, percorrem a região, em roteiro audio guiado em português, inglês, espanhol e libras. A casa do Rei do Futebol é o Museu Pelé. É o momento de viajar pela incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, além de muitos itens do acervo pessoal do 'Maior atleta do século XX'. Que tal uma pausa para o almoço? No térreo da Estação do Valongo funciona o Estação Bistrô. O local é voltado à qualificação de jovens e conta com um cardápio com o melhor da cozinha contemporânea e internacional. Finalizando o passeio pela região da origem de Santos, vamos subir de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat, onde estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos. Para completar, uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra e uma vista de 360º da cidade, de tirar o fôlego!
Ecoturismo:
Um dos municípios que compõem a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, Santos é rica em belezas naturais, representadas pela Mata Atlântica, seus mangues, praias e rios cristalinos. Abriga parte do Parque Estadual da Serra do Mar, com destaque para a Fazenda Cabuçu com trilha e cachoeira de 10 metros de altura, Sítio Itabatatinga, com pomar, viveiro, lago, playground, tirolesa, uma antiga casa grande e senzala. A Ilha Diana é um reduto de pescadores, cultura e culinária caiçaras. Na Igreja, é celebrada a festa em devoção ao Bom Jesus da Ilha Diana. No Caruara tem o Portinho, com píer e atracadouro no Canal de Bertioga com gastronomia e artesanato como principais atrativos. O Parque Estadual Marinho Laje de Santos é considerado um dos melhores pontos de mergulho e fotografia submarina do país, devido à grande transparência de suas águas, que pode alcançar 35 metros de visibilidade.
Religião:
Segmento turístico de valor inegável, e, em Santos, uma história que remonta à fundação da antiga vila, em 1546. Cercadas de lendas, histórias de bravura e resistência, e sobretudo de muita fé, são o retrato vivo da devoção do povo santista, que, cosmopolita, desde sua origem convive em harmonia com a diversidade de povos, costumes e credos. O complexo arquitetônico beneditino, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento, é hoje o Museu de Arte Sacra. O acervo reúne mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX. Faz parte do acervo a imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido: a de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1560, de João Gonçalo Fernandes.
Economia criativa:
As feiras Feito em Santos e FeirArte reunem artistas e artesãos que trabalham com materiais variados em técnicas como costura, pintura, marchetaria, entre outras. Na Casa do Trem Bélico, edificação do século XVIII, funciona a Casa do Artesão, com exposição e comércio de trabalhos em madeira, cerâmica, tecidos e fibras dando um panorama do talento e criatividade dos artistas locais.
Concais:
Santos é a capital nacional dos cruzeiros marítimos e adquire colorido e sons especiais nas temporadas de navios de passageiros, que atraem milhares de turistas de todos os cantos do país – e do mundo - para viagens nacionais e internacionais. O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais, é o maior e mais moderno do gênero na América Latina, capaz de movimentar 42 mil pessoas por dia, com conforto e segurança. Ah, e não se esqueça de usar com orgulho o #ObomdeSantos e também o #TurismoSantos quando postar suas imagens. Queremos acompanhar suas trilhas por aí!